image182

Curso de Capelania Institucional

Esse tipo de Capelania, que na verdade engloba também as que já abordamos nas edições passadas, está voltada para instituições mais diversas. São empresas, casas de apoio, abrigos de menores, asilos, repartições públicas e outras entidades sociais.  

Saiba mais

e-mail: ceftecguarulhos@gmail.com


Whatsapp: (11) 99807-5294

 A “Capelania Empresarial” é um serviço proativo de “apoio, trato da espiritualidade e aconselhamento” voltado ao que é mais importante em uma empresa, ou seja, as pessoas que nela trabalham; compromete-se sempre com a visão integral do ser humano. 

Informações do Curso

image183

O serviço está focado em beneficiar os funcionários e a própria empresa assim que o capelão inicia suas atividades, sempre objetivando o aprimoramento do bom ambiente relacional no trabalho. Alguns frutos possíveis poderão ser: maior sentimento de lealdade para com a empresa e mais compromisso com suas metas, melhor avaliação dos funcionários em relação à supervisão, sentimentos crescentes de team, melhora na produtividade geral pela redução do absenteísmo e turn-over com consequente diminuição dos custos de treinamento e manutenção do know-how

Entendemos que o mundo corporativo é laico, portanto não confessional ou religioso, mas que pode e deve conviver com a pluralidade das expressões de fé de seus participantes. Assim, esta é a razão pela qual o trato da espiritualidade no ambiente empresarial não deve ter no proselitismo um princípio e não deve ser utilizado a serviço de igrejas ou grupos religiosos. As opções de crença dos componentes desse ambiente corporativo, devem ser guardadas como fonte de motivação e não de conflitos. 

A capelania corporativa nos Estados Unidos está organizada desde 1940. Existem naquele país as maiores organizações do mundo nesta área; uma delas, cujo nome é “Marketplace Chaplains” (site http://www.mchapusa.com/) tem em sua Declaração de Missão que “existe para compartilhar o amor de Deus aos trabalhadores e suas famílias através do serviço de Capelania Cristã exercido, inclusive, no próprio local de trabalho”.

Este ministério atende hoje mais de 650.000 funcionários em seis países, e foi instituído pelo Capelão Dr. Gil Stricklin; fica claro que a visão desse serviço vai além das fronteiras das empresas, abrangendo também as famílias de seus funcionários, o que cria muitas e preciosas oportunidades para a comunicação do amor de Deus sempre que oportuno.

Esta mesma visão está associada à missão declarada por uma importante igreja brasileira, ou seja, “anunciar o Reino de Deus; educar para a vivência cristã; e assistir ao ser humano em suas necessidades”. 

Também é digno de ser conhecido a Corporate Chaplains of America presidida pelo Sr. Mark Cress e cuja missão é “construir relacionamentos saudáveis com funcionários de uma empresa, na esperança de obter deles permissão para dividir com eles as boas novas de Jesus Cristo de uma maneira não convencional” (vide site http://www.chaplain.org/).


No Paraguai há um ministério chamado “Capellania Empresarial Anabatista”, ativa há mais de vinte cinco anos, e vinculada à Igreja Menonita de Concórdia, que tem como mentor o Pastor Paul Amstutz. Esta instituição atende hoje acima de 7.000 funcionários de mais de quarenta empresas de diferentes ramos de atividades. A Capellania Anabatista usa o trabalho de mais de quarenta capelães, muitos deles servindo em tempo integral, sendo referência internacional pelo excelente serviço que presta naquele país (vide site http://www.capellania.org.py/).

 

A Capelania Empresarial é um agente que objetiva conseguir bem-estar no ambiente de trabalho através de apoio espiritual e de um cuidado preventivo e curativo voltado aos funcionários de empresas que a adotam, benefício este extensivo aos familiares destes. A CE quer ter atuação positiva ao buscar a restauração do ser humano em sua vida interior e exterior, tanto familiar, financeira e funcional como nos seus amplos relacionamentos, seja com o divino, com outras pessoas, com a natureza e consigo mesmo.

No processo de planejamento estratégico de uma empresa pós-moderna, a ética, a espiritualidade, a sustentabilidade e o envolvimento social têm sido consideradas como assuntos relevantes para a sua própria manutenção e progresso. Atualmente prega-se que a ética empresarial e a responsabilidade social responsáveis, contribuem para a melhora no desempenho geral das empresas, bem como para sua aceitação pela sociedade, de forma mais particular pelos jovens, estes, potenciais e futuros clientes.

A Bíblia sempre foi e continua sendo uma fonte inesgotável de ensino à respeito dos princípios relacionais e da ética do ser humano, sobre a sustentabilidade no planeta e a responsabilidade social, sendo exatamente por isso que ela pode ser usada como fonte de inspiração em diferentes ambientes, ainda que não sejam os eclesiásticos.

Os clientes têm perguntas, você tem as respostas. Mostre as perguntas mais frequentes para que todos saiam ganhando.